quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mensagem dos líderes religiosos da ''GB''


Os líderes religiosos da Guiné-Bissau escreveram uma Mensagem ao Povo da Guiné com o título: “Kada kin di nos pudi contribui pa Paz ten na Guiné”! (Cada um de nós pode contribuir para que haja Paz na Guiné)!
Na sequência da crise que se instalou no país durante o último ato eleitoral, estavam em curso algumas negociações em vista de se encontrar uma solução viável para essa crise. Mas, infelizmente, fomos surpreendidos com o golpe de estado do dia 12 de Abril em curso e hoje ainda estamos em caos. É uma situação realmente triste e altamente perigosa. Mas, apesar de tudo, ela não nos pode fazer desanimar. Deveremos a todo o custo procurar uma via de entendimento, para minimizar o sofrimento do povo.1. Face a esta situação, nós, os líderes religiosos das comunidades Evangélica, Islâmica e Católica da Guiné Bissau, queremos dirigir esta mensagem a todos os Guineenses, com a finalidade de lhes pedir que se envolvam na procura da paz para a nossa terra. 2. Para alcançarmos este objetivo, achamos que nos devemos pautar pelas seguintes ações:

a) O diálogo, como via para a resolução dos crónicos problemas por que passa o país. Na verdade, é através do diálogo e do entendimento que podemos construir uma sociedade mais fraterna e mais pacífica. Porque temos a esperança de que a Guiné-Bissau pode reencontrar-se consigo mesma e no concerto das nações se os guineenses privilegiarem o diálogo baseado na objetividade e no respeito, porquanto o diálogo não faz mal a ninguém.
b) Investimento na justiça, como virtude e como sistema judiciário, na medida em que com ela se trava a violação dos direitos do outro.
c) Observância às regras morais e cívicas, porque possibilitam a vida em sociedade.
d) Lembrarmo-nos da nossa fé comum em Deus, visto que ela pode ajudar-nos a ver e a tratar o outro com amor.3. A toda a população, pedimos a calma e a serenidade necessárias nestas alturas, porquanto estamos em busca duma solução pacífica da situação em que vive o país.4. À comunidade internacional, solicitamos que colabore com os esforços internos na busca duma saída pacífica, que permita a resolução dos problemas da Guiné-Bissau.Que Deus nos ajude a criarmos condições favoráveis para uma paz verdadeira e duradoura na Guiné-Bissau. Como bons Guineenses, “Nó fasi di Guiné-Bissau terra di paz ”(“Façamos da Guiné Bissau uma terra da paz ”).
E que Deus abençoe a Guiné Bissau! Lideres Religiosos das Comunidades Evangélica, Muçulmana e Católica da Guiné-Bissau. disseram os mesmos. Oremos PELA FAMÍLIA MISSIONÁRIA  a AD também está presente em guiné Bissau

Nenhum comentário:

Postar um comentário